Oficina Zeladoria do Patrimônio Histórico no Vale: A permanência das técnicas tradicionais e a preservação dos legados culturais, na Fazenda Vargem Grande
Serviços: Zeladoria
Localidade: Areias - SP
Contratante: Fazenda Vargem Grande e Estúdio Sarasá
Ano de conclusão: 2015
Tratou-se de uma oportunidade para a troca de conhecimento entre os participantes e equipe do Estúdio Sarasá, no sentido de qualificar a Fazenda Vargem Grande e estender a outros equipamentos, levando um pouco da tecnicidade e da simplicidade da zeladoria.
Oficina com exposição teórica e prática acerca da argamassa, da pintura à base de cal e hidratação do madeiramento, técnicas tradicionais que cultuam os saberes e fazeres. Foram implementadas ações para a conservação da Fazenda, retomado seu histórico, as técnicas construtivas e o caminho à salvaguarda.
A Fazenda Vargem Grande, antiga fazenda de café, com sede de 1837, guarda grandes reminiscencias que precisam ser cultuadas, pela relevância de seus tempos e de seu papel à história econômica, social, cultural da região. Os jardins são de Roberto Burle Marx, com belíssimos espelhos d´água e piscinas naturais, que deram uma nova feição ao terreiro de café.O relevo da Fazenda Vargem Grande ontem, sua posição no caminho de abastança, seu caráter produtivo, a protuberância do paisagismo de Burle Marx, a sede cultural – tudo isso, somado ao anseio da conservação de suas significâncias, hoje, galga, portanto, a resgatar, sob o viés da zeladoria, o equipamento, a paisagem, seu acervo memorialístico.
O roteiro foi marcado, num primeiro momento, pelo reconhecimento das técnicas da Fazenda Vargem Grande, passando-se à apresentação teórica e exemplificativa quanto ao uso da Cal no Patrimônio Histórico e a Preservação das técnicas tradicionais, seguidamente da ação prática da execução de argamassa e pintura à base de cal e hidratação do madeiramento.
A oficina é foi um primeiro passo no sentido de implementar a perpetuação da Fazenda Vargem Grande e de patrimônios históricos da região, e a permanência de sua fruição, com atitudes simples, que é o norte do zelar.