Manutenção e Conservação dos Sítios Mandú e Santo Antônio
Serviços: Conservação / RestauroZeladoria
Localidade: CotiaSão Roque - SP
Contratante: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN
Ano de conclusão: 2014
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, em 2014, consciente e sensível à necessidade da implementação de posturas à preservação das Casas Bandeiristas Sítio Mandú, em Cotia-SP e Sítio Santo Antônio, em São Roque-SP, batalhou à implementação de ações de manutenção e conservação das edificações.
Integrou o escopo dos serviços, a revisão da cobertura, seu telhado e madeiramentos, controle de pragas, preparação e realização de estucamento nas argamassas, em pontos deficientes, com material compatível ao substrato, limpeza e higienização, caiação, forte nos princípios da Zeladoria – ações simples que perpetuam grandes legados.
A iniciativa foi uma atitude importante no caminho da perseverança das edificações e sua memória, com a prática da mínima intervenção, e no sentido da guarida dos testemunhos culturais. Deram-se passos no caminho a evitar uma intervenção de restauro logo à frente, bem como a perda da documentação histórica ao longo do tempo, o que se daria comumente diante da falta de proteção e impossibilidade de salvamento.
Antes e Durante
Depois