Zeladoria da Igreja Anglicana
Serviços: Conservação / RestauroZeladoria
Localidade: Registro - SP
Contratante: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN
Ano de conclusão: 2012
O Estúdio Sarasá foi contratado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, em 2012, para Levantamento, Diagnóstico e Serviços Emergenciais na Arquitetura Rural Japonesa de Registro-SP. Os trabalhos abrangeram cinco edificações provenientes do processo de transposição da cultura dos imigrante japoneses e da sua adaptação no Vale do Ribeira.
Foi aprofundada a identificação dos materiais, sistema construtivo, estado de conservação e temporalidades das edificações, exemplares de uma arquitetura tradicional, construções rurais de madeira, barro e fibras vegetais.
A Igreja Episcopal Anglicana, no Bairro rural de Manga Larga, integrou este estudo. Diante das ações climáticas e do desuso, o que agravava a situação de degredo da edificação histórico religiosa, a equipe do Estúdio Sarasá propôs além das ações técnicas que foi contratado, mas do estímulo da atribuição de valores e retomada da Igreja pela população.
Ações simples de conservação, tais como caiação, limpeza, higienização e consolidação da cobertura, controle de pragas, hidratação das madeiras, possibilitaram a reabertura da Igreja à comunidade, na ocasião de seu 84º aniversário, perpetuando esse grande legado.
Ações e posturas junto à Associação Nipo Brasileira de Registro, a Bunkyo, garantem a sustentabilidade da Zeladoria, perpassando a memória e história da imigração japonesa no Vale do Ribeira.
Fotos antes da obra
Fotos durante a obra
Fotos depois da obra