Quando a saúde é irmã da cultura
23-jan-2008O prédio mais imponente de nossa cidade é, sem dúvida, a Beneficência Portuguesa, iniciado em 1892 pelos portugueses com o apoio do último Rei de Portugal.
Nos últimos anos, sucessivas administrações deixaram o prédio em mau estado e os serviços hospitalares a desejar.
Desde o ano passado, contudo, uma nova diretoria, presidida por Antônio Coutinho, vem acertando. Merecem destaque a reforma dos quartos, o treinamento e motivação de seu pessoal, a aquisição de equipamentos modernos de saúde e, finalmente, a decisão acertada de tratar esse prédio tombado com o respeito que sua história exige.
O projeto de restauração é fruto de parceria entre o Instituto de Saúde Integrada (ISI) de Campinas e o Estúdio Sarasá, empresa paulista responsável pela restauração de importantes construções históricas no Brasil, como o Teatro Municipal de São Paulo. O projeto será apresentado ainda esse ano ao Ministério da Cultura para obtenção dos benefícios da Lei Rouanet.
O objetivo da diretoria da Beneficência é atrair a população de Amparo e turistas para visitas ao prédio histórico, onde também acontecerão eventos culturais: espetáculos de teatro, operas, som e luz, orquestras, corais estarão no cardápio!
Um grande exemplo de cidadania a ser seguido.