Consultoria acerca dos Vitrais da Catedral de Brasília

Serviços:
Localidade: -
Contratante:
Ano de conclusão:

O Estúdio Sarasá foi contratado à consultoria na restauração dos vitrais da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, projeto singular de Oscar Niemayer, na capital Federal. A Catedral de Brasília é, reconhecidamente, um monumento de extrema relevância ao Patrimônio Histórico Nacional.

Muito além da adequabilidade estética, as ações consistiram em diretrizes ao restauro, à qualidade técnica, ao entendimento dos impactos, tensões e consequentes quebras espontâneas dos vitrais, a proposição de soluções e medidas resolutivas junto à equipe autora do projeto, contratante e órgãos de preservação, através de relatórios técnicos, acompanhamento da execução das peças e interface entre as partes.

A edificação compreende uma área circular de setenta metros de diâmetro da qual se elevam dezesseis pórticos de concreto protendido – secção parabólica -, conectados entre si por anéis situados na base e na altura, correspondentes à mudança de curvatura dos mesmos. O fechamento da estrutura é metálica, acompanha sua curvidade e sustenta dois níveis de vidros, sendo um externo, que apresenta segmentos de vidros translúcidos temperados fixados à estrutura metálica através de parafusos, e um interno, que é formado por vitrais artísticos de várias cores que estão fixados à estrutura através de caixilhos. O chumbo é utilizado para unir as peças do vitral.

Os vidros com os quais foram realizados os vitrais da Catedral de Brasília são de fabricação artesanal oriundos de técnicas de sopro. Dezesseis panos de vidros em formato triangular, curvados, subdivididos em reticulado trapezoidal, dispostos circularmente e inclinados em formato de tenda compõem a obra. O vitral segue uma representação abstrata que, segundo a autora, a artista plástica Marianne Peretti, representa a vida e a fé, os conflitos e agruras da vida.

O Estúdio Sarasá executou monitoramento das temperaturas dos vitrais, elaboração de gráficos para estudo do gradiente térmico, coleta de amostras para ensaios, aferições de espessuras dos vidros existentes, apresentou embasamento técnico frente aos resultados das análises químicas e diagnósticos físicos, assim como estabeleceu parâmetros e materiais a serem utilizados na intervenção ao monumento.

As ações desenvolvidas foram alvo de profícuas pesquisas e diagnósticos no sentido do embasamento às justificativas norteantes e conservativas, referiu procedimentos, análises, recursos tecnológicos, bem como aspectos à salvaguarda, no sentido da máxima otimização desta inestimável obra de arte.

 
Vídeo

 
Galeria de fotos

BIBLIOTECA (em breve!)
  • Voltar
  • Compartilhar
  • Topo