Cliente

Prefeitura Municipal de Jundiaí, Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente

Serviço

Zeladoria do Patrimônio Cultural

Localização

Jundiaí - SP

Ano

2014-2015

Ponte Torta

O Projeto da Ponte Torta já nasceu como sendo uma iniciativa de Zeladoria do Patrimônio Cultural, foi contratado como tal, e contou com a participação da população de Jundiaí, tendo sido uma ação transformadora da política cultural no Município. Uma carreta itinerante conduziu a Zeladoria por bairros distantes do centro, realizou a gravação de testemunhos, desenvolveu material lúdico e oficinas para crianças, palestras com temáticas correlatas à preservação do patrimônio, tudo com a transmissão do senso do zelar, além da conservação e a preservação físicas do edificado.

Propôs-se um ponto de memória, um belvedere, após a implementação das medidas de consolidação e educativas, no sentido de provocar o entendimento espacial e histórico da Ponte Torta, a democratização e fruição do Monumento, compreendendo-se sua função de ligação passada, entre o centro e a direção à ferrovia, transpondo-se, no tempo, sua essencialidade.

O Projeto de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta fez pontes com o carnaval da cidade, trazendo destaque ao bloco do patrimônio, com o diálogo acerca da preservação de outros bens culturais, contagiando idades e uma diversidade de pessoas. A iniciativa, junto da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, sempre presente nas agendas culturais e desenvolvimento do projeto, demonstrou a importância do diálogo urbano junto ao patrimônio cultural.

O Estúdio Sarasá recebeu menção honrosa na Itália ao Projeto de Zeladoria da Ponte Torta de Jundiaí, na 5a Edição do Prêmio Internacional da Restauração do Patrimônio Arquitetônico Fassa Bortolo Domus restoration and preservation.