Obra do Museu de RC terá brocas de 9 metros de profundidade

24-abr-2012

revitalização do Museu Histórico e Pedagógico

Estúdio Sarasá – revitalização do Museu Histórico e Pedagógico “Amador Bueno da Veiga”

A partir da semana que vem o Estúdio Sarasá inicia uma nova etapa da obra de revitalização do Museu Histórico e Pedagógico “Amador Bueno da Veiga” com a abertura das fundações. Na semana passada a equipe de trabalho fez toda retirada de detritos de concreto que ainda constituíam a antiga estrutura. Foram usadas britadeiras para a quebra e posterior remoção do entulho.

Com essa limpeza abriu-se o campo para a abertura das brocas. Segundo Antonio Sarasá, da empresa responsável pela obra, a partir de segunda-feira será retirada uma parte do suporte da parede para que seja transportada máquina para o interior do que sobrou do museu.

Esse equipamento terá como função perfurar 74 brocas de nove metros de profundidade. Essas perfurações receberão concreto que irão sustentar os pilares metálicos. As paredes que sobreviveram ao incêndio e que integram a parte histórica do museu e as que serão erguidas no novo projeto serão interligadas a esses pilares metálicos. Só depois dessa fase é que será possível liberar os ferros de sustentação e também o trânsito.

A obra do museu transcorre dentro das etapas e prazos definidos em projeto aprovado pelo IPHAN ? Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional e Condephaat ? Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. Todo restauro histórico exigiu minucioso trabalho que se encontra catalogado no Estúdio Sarasá.

São quatro milhões de reais conseguidos a fundo perdido pelo vereador Sérgio Desiderá junto ao governo federal para o restauro e reconstrução.

Fonte: tvclaret

  • Voltar
  • Compartilhar
  • Topo