A série Memória & Informação apresenta a palestra com Toninho Sarasá
15-set-2014A série Memória & Informação apresenta a palestra “Diagnóstico para a conservação e restauro das fachadas e dos sistemas de águas pluviais no Museu Paulista”, ministrada pelo conservador-restaurador Antônio Sarasá.
A conferência acontece no dia
24 de setembro, quarta-feira
Horário: 14h30
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa – Sala de cursos
Entrada é franca.
Ementa
Apresentação acerca dos trabalhos de Diagnóstico para a Conservação e Restauro das Fachadas e dos Sistemas de Águas Pluviais no Museu Paulista, realizados pelo Estúdio Sarasá à SEF USP. O palestrante vai falar também sobre a Zeladoria do Patrimônio, ferramenta de preservação que radia políticas pautadas na simplicidade de ações à perpetuação da significância e conservação dos legados históricos culturais e da memória. A temática correlaciona-se à prevenção e salvaguarda das estruturas e histórias de um bem, das manifestações artísticas, do intangível e da cultura. Será abordada a conservação preventiva, a atribuição de valores ao patrimônio, o pertencimento, a tecnicidade e o empoderamento.
Sobre o palestrante:
Antônio Sarasá é conservador- restaurador, idealizador e coordenador da Zeladoria do Patrimônio. Membro da ABRACOR e da APCR, participou da elaboração do Código de Ética do Conservador Restaurador. Atua nas áreas de consultoria, projetos, obras, educação patrimonial e pesquisa no Estúdio Sarasá. Cultua a tradição familiar da Catalunha, referência na produção artística nos ofícios de azulejaria e vitrais.