Publicação: 21/03/2024 às 09:00
Fonte: fazenda.rs.gov.br

Restauro dos prédios que sediam a secretaria prevê recuperação das fachadas e dos pórticos, mantendo técnicas construtivas originais
Esta quinta-feira (21) marca o aniversário de 134 anos da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). E, mais do que comemorar com seus servidores, a instituição quer oferecer um presente à sociedade gaúcha: uma oportunidade de olhar para sua história. Está em andamento o restauro dos prédios que sediam a Sefaz, conjunto de importância arquitetônica e histórica para o Centro de Porto Alegre. O trabalho preservará a característica original dos edifícios entre a Avenida Mauá e a Rua Siqueira Campos, cuja construção foi finalizada na década de 1950.
Quem circula pelo entorno do Casarão percebe o andaime, o canteiro de obras e o vai-e-vem de funcionários. O serviço, que tem investimento de R$ 8,3 milhões com recursos do Estado, envolve a restauração de todas as fachadas, inclusive as internas, e dos pórticos existentes entre os dois edifícios. Os revestimentos, ornamentos e esquadrias serão recuperados e pintados.
Para se ter uma ideia da dimensão do serviço, serão 578 janelas restauradas – 16 já foram retiradas. Os funcionários, que atuam em uma espécie de ateliê em um canteiro de obras, descascam todas as camadas prévias de pintura (até chegar na madeira), fazem pequenos reparos e depois preparam a janela para receber nova cor. Atualmente, cerca de 20 pessoas atuam em diferentes frentes.
“É uma atividade muito detalhista e de grande extensão”, explica o chefe da Seção de Infraestrutura do Departamento de Administração (Depad), Guilherme Puglia, responsável pelo andamento do serviço na Sefaz.
A recuperação, feita pelo Estúdio Sarasá Conservação e Restauro, terá duração de dois anos, com previsão de conclusão para o início de 2026. Mas, muito antes disso, já será possível perceber mudanças: “Como trabalharemos fachada por fachada, já poderemos ver o lado da Rua Siqueira Campos totalmente restaurado no segundo semestre”, projeta Guilherme.
Para a secretária da Fazenda, Pricilla Santana, dar seguimento à revitalização é uma forma de enaltecer a trajetória da Sefaz e de presentear não só os servidores, mas toda a população: “É um orgulho para nós poder seguir conduzindo esse trabalho de muitas mãos, o que mostra que o Estado gaúcho respeita e aplaude seu passado e seu futuro. O prédio da secretaria tem uma importância inestimável para o Centro da Capital. Tudo isso se torna ainda mais simbólico porque sabemos que esse e outros locais de trabalho conhecem a história de vida das pessoas que por eles passaram ao longo das décadas. O Casarão é a Sefaz, mas a Sefaz também é a vida de cada um que fez com que ela se tornasse o que é hoje”.
“É uma ótima forma de comemorar nosso aniversário, valorizando os servidores e trazendo qualidade de vida. Esse restauro era muito esperado por todos nós”, complementa a diretora de Administração da Sefaz, Adriana Oliveira.
A Secretaria de Obras Públicas, que também completa 134 anos em 2024, acompanha a intervenção. “Nosso trabalho tem por objetivo central agilizar as obras nos prédios públicos, de modo a qualificar as estruturas e, por consequência, a prestação de serviços. A revitalização da Sefaz mostra o compromisso do governo do Estado em preservar um prédio de grande valor histórico e arquitetônico”, afirma a titular da pasta, Izabel Matte.



Notícia completa clique aqui