Cliente

Concrejato

Serviço

Consultoria

Localização

Brasília - DF

Ano

2009

Vitrais da Catedral de Brasília

Em 2009, o Estúdio Sarasá fez consultoria para a restauração dos vitrais da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, projeto de Oscar Niemayer, na capital Federal. A Catedral de Brasília é, reconhecidamente, uma obra monumental de extrema relevância ao Patrimônio Histórico Nacional, cujos vitrais têm a assinatura da artista plástica Marianne Peretti.

Muito além da adequabilidade estética, as ações consistiram em diretrizes para a qualidade técnica, ao entendimento dos impactos, tensões e consequentes quebras espontâneas dos vitrais; a proposição de soluções e medidas resolutivas junto à equipe autora do projeto, contratante e órgãos de preservação, através de relatórios técnicos, acompanhamento da execução das peças e interface entre as partes.

Os vidros com os quais foram realizados os vitrais da Catedral de Brasília são de fabricação artesanal oriundos de técnicas de sopro. Dezesseis panos de vidros em formato triangular, curvados, subdivididos em reticulado trapezoidal, dispostos circularmente e inclinados em formato de tenda compõem a obra. O vitral, uma representação abstrata que, segundo a autora, representa a vida e a fé, os conflitos e as agruras da vida.

O Estúdio Sarasá executou monitoramento das temperaturas dos vitrais, elaboração de gráficos para estudo do gradiente térmico, coleta de amostras para ensaios, aferições de espessuras dos vidros existentes, apresentou embasamento técnico frente aos resultados das análises químicas e diagnósticos físicos, assim como estabeleceu parâmetros e materiais a serem utilizados na intervenção ao monumento.

A história, a concepção, a fluidez, o sentido da sacralidade àquele espaço, foram alguns dos aspectos trazidos diretamente pela artista, em cativante conversa, na época. Sua arte, integrada e fomentadora à arquitetura, inova e revela luminosidade, sol, cor, poética, além-formas orgânicas, nervosas, traçadas livremente, com sensibilidade, ritmo, criatividade. Uma obra viva, em movimento, que possibilita intensidade, leitura e sentimentos diferentes, a cada hora do dia.

As ações desenvolvidas foram alvo de profícuas pesquisas e diagnósticos para o embasamento das práticas conservativas, através de técnica, tecnologias e nossa experiência com a arte do vitral.