
A obra prevê a restauração completa da casa, construída em estrutura enxaimel com alvenarias de tijolos aparentes – incluindo a substituição de peças de madeira comprometidas por umidade e por cupins, como os caibros do telhado e alguns barrotes que sustentam o piso. A previsão é que a obra esteja concluída no mês de outubro, pronta para receber visitantes.
Construída em 1915 por Augusto Rux, bisavô do atual proprietário, Edivino Rux, a casa atual substituiu a primeira residência, de madeira, que permaneceu durante muitos anos ao lado da nova edificação, interligada a esta por uma espécie de passarela de madeira coberta por um singelo telhado de duas águas.
O conjunto é composto ainda por mais quatro ranchos de madeira, que dão apoio às atividades rurais (estrebaria, galinheiro, depósito da produção, materiais e ferramentas…).
Localizada no distrito de Rio da Luz, a Casa Rux faz parte dos Roteiros Nacionais da Imigração. O requinte técnico e dos detalhes da casa enxaimel, a volumetria e o esmero construtivo dos ranchos, a implantação do conjunto no lote e sua relação com a paisagem, proporcionam à propriedade um valor especial, e por isso o conjunto foi reconhecido como patrimônio cultural nacional pelo Iphan em 2007.