Cliente

Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo; Sustenidos Organização Social de Cultura

Serviço

Projeto de Conservação e Restauro (2006); Conservação Preventiva e Corretiva (Zeladoria do Patrimônio Cultural) (2022-2023)

Localização

São Paulo - SP

Ano

2006; 2022-2023

Theatro Municipal de São Paulo

Localizado no coração da cidade de São Paulo, projeto do escritório de Ramos de Azevedo, o Theatro Municipal é de grande relevância à historiografia da Arquitetura Brasileira e, também, por desenvolver intensa atividade cultural.

Em 2006, o Estúdio Sarasá foi contratado para a proposição de projeto especializado de conservação e restauração dos elementos arquitetônicos das fachadas do Theatro, tais como modenaturas, revestimentos, colunas, pilastras, cantarias, cobertura e pavimentos dos terraços, bem como avaliação e projeto de intervenção aos elementos artísticos integrados. À anamnese e diagnóstico, foi realizada revisão histórica das reformas e restauros anteriores, revisitando, necessariamente, a história do monumento.

Foi executado registro gráfico e fotográfico dos elementos, levantamento de danos e patologias, entendimento do estágio de preservação do bem, aplicação de testes, propostas diretrizes à conservação e restauro, elaboração de memoriais, planilhas de quantificação e orçamentária com composição dos custos, dentre outros preceitos e procedimentos para o projeto interventivo.

Para a realização dos trabalhos, foi constituída equipe interdisciplinar composta por especialistas dos diversos campos do conhecimento, profissionais com formação científica e técnica, com a coordenação do Prof. Arq. Mário Mendonça de Oliveira e apoio de colaboradores da Universidade Federal da Bahia.

Elaborou-se minucioso estudo da edificação em sua integralidade, destacando-se os levantamentos acerca dos vitrais, avaliação das estruturas de madeira e metálicas da cobertura do edifício, identificação botânica dos elementos em madeira, pisos, lambris, passarelas e escadas, ferragens de esquadrias e de escadas, avaliação do sistema elétrico, proposição de projeto de iluminação externa, estudos petrográficos das rochas ornamentais, e metais.

De 2022 a 2023, o Estúdio Sarasá realizou a conservação preventiva e corretiva de elementos em madeira, tais como portas, pisos e escada, suas ferragens, com a elaboração de manual de preservação, e instalação e higienização técnica de vitrais do Theatro Municipal.

Os trabalhos foram precedidos por levantamentos e mapeamento de danos bem como por reflexões acerca das causas.

No percurso, quanto aos madeiramentos, foram adotados serviços como limpeza seletiva das sujidades, hidratação com óleos e ceras vegetais, calafetação de juntas e camadas protetivas, enxertos, posturas de entendimento e proteção das madeiras no mundo cultural, saberes e fazeres a serem cultuados pela geração do agora às próximas.