Zeladoria
A Zeladoria do Patrimônio Cultural é uma área vital do Estúdio Sarasá, pois além de atuar nas materialidades, contempla a passada do conhecimento e a sensibilização das pessoas, através de atitude reflexiva, crítica e construtiva. São projetos, práticas, oficinas, treinamentos e canteiros abertos de Zeladoria Cultural, os quais, além de preservar, preventivamente, os bens culturais, atualiza as relações com o patrimônio.
O Estúdio Sarasá tem realizado e proporcionado diversas experiências, em diferentes regiões do país, através de práticas e vivências com o patrimônio cultural, seja a edificação histórica, o acervo, os bens integrados, a memória e, sobretudo, os apagamentos. A Zeladoria do Patrimônio Cultural é uma a cada projeto e lugar, a partir da estruturação metodológica do conhecimento, pertencimento e empoderamento, que engendram ações de cunho social, econômico e quanto à existência humana.
A educação patrimonial é uma peça central na Zeladoria do Patrimônio Cultural. Esta, através do exercício da memória e do questionamento das estruturas patrimoniais, faz o chamamento da participação social a agendas pegadógicas e formativas.
A Zeladoria do Patrimônio Cultural compreende a fisiologia e a vitalidade dos bens culturais, através de ações acessíveis e que respeitem o meio e os fluxos das culturas