Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Fazenda
Conservação e Restauro
Porto Alegre - RS
2019-2020; 2024 a atual
Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul
No início do ano de 2024, iniciaram os trabalhos de conservação e restauro da edificação histórica que sedia a Secretaria da Fazenda do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, pelo Estúdio Sarasá.
O bloco da Avenida Mauá foi o primeiro a ser construído, a partir de 1919, e sediou a administração do Porto. Nos anos 80, deu-se o tombamento da Praça da Alfândega e seu entorno, quando o conjunto edificado da SEFAZ passa a ser reconhecido como patrimônio cultural do Estado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).
No nosso escopo, está a atuação na preservação das fachadas, corredores, pórtico, poços de luz, junto ao estudo da fisiologia do edifício e sua relação com o lago Guaíba, o que requer conhecimento e utilização de argamassas e tintas transpirantes, bem como pesquisa acerca de seus tons ocrizantes e terrorosos.
A intervenção tem o prazo de dois anos.
Em maio de 2024, Porto Alegre e todo o Estado do Rio Grande do Sul vivenciaram eventos climáticos de grandes impactos, que superaram os registros históricos. Com isso, toda a faixa de edificações históricas central, onde se localizam equipamentos culturais, ficou submersa por um longo período, inclusive com decorrências em seus acervos. A edificação sede da SEFAZ sofreu os impactos advindos do ingresso e permanência das águas, que chegaram a uma altura aproximada de 2,00m, afetando nosso canteiro.


A incidência e permanência das águas nos bens culturais de Porto Alegre foi e está sendo observada pelo Estúdio Sarasá, através de análise visual e instrumental, com tecnologias, identificando-se as estruturas arquitetônicas, os materiais construtivos e os critérios adotados em intervenções, através de uma perspectiva sensível do meio e do humano.
De 2018 a 2020, intervimos em um dos pórticos da SEFAZ e realizamos tratamento das cimalhas e topos.
Reportagem contando o lançamento do projeto pode ser lida no link: https://www.estado.rs.gov.br/obras-de-restauro-do-predio-historico-da-secretaria-da-fazenda-comecam-neste-mes.