Restauração do Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga em Rio Claro

31-mar-2014

O Estúdio Sarasá detalhou em minúcias como mexer com uma estrutura destruída pelas chamas e executa um dos projetos mais bonitos de resgate histórico

O Estúdio Sarasá detalhou em minúcias como mexer com uma estrutura destruída pelas chamas e executa um dos projetos mais bonitos de resgate histórico

O minucioso trabalho de restauração realizado no Museu Histórico e Pedagógico “Amador Bueno da Veiga”, em Rio Claro, fica cada vez mais evidente. A obra foi iniciada em 2011 pela empresa Estúdio Sarasá depois do incêndio que consumiu grande parte do museu.

O prefeito Du Altimari visitou a obra essa semana e aprovou a evolução dos trabalhos e a estrutura que vem substituindo o que antes eram apenas escombros e recordações.

Du Altimari percorreu as instalações comentando a imponência que se ergue no prédio após o infeliz incidente que quase destruiu completamente um dos maiores patrimônios arquitetônicos de Rio Claro.
“É uma grande satisfação ver nosso museu retornando ao cenário urbano do Centro Histórico da cidade”, comenta Altimari.

Quem passa pela Avenida 2 com a Rua 7 já pode verificar as transformações ocorridas no prédio tombado pelo patrimônio histórico. O Museu está ganhando cara nova sem perder o valor histórico. O acabamento interno já está em andamento e a fachada e cobertura entraram na fase final. O elevador será instalado dentro de dois meses.

Cento e dez toneladas de ferro sustentam o novo desenho do museu. O Estúdio Sarasá detalhou em minúcias como mexer com uma estrutura destruída pelas chamas e executa um dos projetos mais bonitos de resgate histórico.

Mauro Bondi, arquiteto que acompanha a obra desde o início e é o representante oficial do Iphan – Instituto de Preservação Histórico e Artístico Nacional – esteve na visita ao lado do restaurador Antonio Sarasá e do prefeito. Segundo Bondi, o Iphan está satisfeito com o trabalho, com destaque para as modernas instalações internas.

O Museu Histórico e Pedagógico “Amador Bueno da Veiga” seguirá padrão de importantes museus nacionais e internacionais. Por fora, a estrutura histórica e por dentro, o que há de mais atual em termos de museu. Os amplos salões, criados em três pavimentos – dos dois que existiam – poderão receber muitos eventos.

Também acompanharam o prefeito Du Altimari na visita o secretário da Cultura, Sergio Desiderá; o secretário de governo Marcos Pisconti; diretores da prefeitura e o museógrafo Gilson Alcântara.

Fonte: canalrioclaro.com.br

  • Voltar
  • Compartilhar
  • Topo