Recuperação e Modernização da Biblioteca Mário de Andrade / Piratininga Arquitetos Associados
14-mar-2012Diante da escala do edifício e da importância deste equipamento para a cidade, foi realizado mais que um projeto de Arquitetura: foi preciso concretizar um plano que integrasse as diversas disciplinas técnicas complementares entre si, o que incluiu Arquitetura, Restauro, Engenharia de Fundações, de Estruturas e de Instalações, além de consultorias de Acústica, Cenotécnica, Impermeabilização, Luminotécnica e Conservação de documentos. Além da técnica para construir foi preciso conhecer e atuar intensamente com a operação pretendida pela direção da Biblioteca e pela Secretaria Municipal de Cultura para gerar um plano de ação que articulasse a movimentação e os tratamentos físico e técnico da coleção durante a execução das obras.
Em 2005, com o início dos trabalhos do Plano, a intervenção enfrentou concretamente a necessidade de intervenções prediais e considerou para isto um projeto de funcionamento sustentável por meio de ações de projeto e de instruções técnicas condizentes para instalação, manutenção e segurança da nova operação.
A localização e sua condição de inserção na praça são determinantes na configuração do edifício. A entrada da Av. São Luiz e a grande entrada na rua da Consolação determinam eixos estruturadores da volumetria e desenvolvimento da ocupação de todo o prédio. A relação com a Praça Dom José Gaspar é de desfrute de um “estar” público, o que é confirmado pelo ambiente do abside, originalmente dedicado à leitura de jornais e revistas. A estrutura destes acessos se rebate internamente com a clara identificação das áreas públicas e daquelas sob controle de acesso.
A definição das diretrizes do projeto requereu o entendimento detalhado das condições de uso por meio da análise cuidadosa do funcionamento e características desta Biblioteca. Esta atitude é que promoveu a viabilização do uso contemporâneo e a preservação do importante patrimônio.
Com base no levantamento das patologias e danos do edifício, a proposta de restauro da argamassa, dos materiais de revestimentos – pedras e madeiras – e esquadrias metálicas abrangeu todos os componentes e incluiu também o restauro dos itens relevantes de mobiliário original.