Projeto de Conservação e Restauro do Teatro Municipal de São Paulo

Serviços:
Localidade: -
Ano de conclusão:

Localizado no coração da cidade de São Paulo, projeto do escritório do ilustre arquiteto Ramos de Azevedo, o monumento é de extrema relevância à historiografia da Arquitetura Brasileira e, também, por desenvolver intensa atividade cultural.

O Estúdio Sarasá foi contratado à proposição de projeto especializado de conservação e restauração dos elementos arquitetônicos das fachadas do Teatro, tais como modenatura, revestimentos, pintura, colunas, pilastras, cantaria e outros itens pertinentes ao vocabulário decorativo do edifício, como da sua cobertura e pavimentos dos terraços e avaliação e projeto de intervenção dos elementos artísticos integrados. À anamnese e diagnóstico, foi realizada revisão histórica das reformas e restauros desde a sua fundação, revisitando, necessariamente, a história do monumento, contada por diversos textos clássicos.

Foi executado registro gráfico e fotográfico dos elementos, levantamento de danos e patologias, entendimento do estágio de preservação do bem, propostas diretrizes à conservação e restauro, elaboração de memoriais, aplicação de testes, planilhas de quantificação e orçamentária com composição dos custos, etc.

Para a realização dos trabalhos, foi instituída qualificada equipe interdisciplinar composta por especialistas dos diversos campos do conhecimento, profissionais com boa formação científica e técnica, com intimidade com a conservação dos materiais do construído. Contou-se com a coordenação técnica do Prof. Arq. Mário Mendonça de Oliveira, com apoio de colaboradores da Universidade Federal da Bahia, dentre outros renomados especialistas.

Elaborou-se minucioso estudo em geral, cabendo destacar os levantamentos acerca dos vitrais, avaliação das estruturas de madeira e metálicas da cobertura do edifício, identificação botânica dos elementos em madeira, pisos, lambris, passarelas e escadas, ferragens de esquadrias e de escadas, avaliação do sistema elétrico do teatro, proposição de projeto de iluminação externa, estudos petrográficos das rochas ornamentais, dos metais, além da já mencionada retomada histórica.

Nossa proposta norteou ações no sentido da conservação da matéria que constituiu o Teatro Municipal, a primitiva e aquela que se encontra incorporada legitimamente ao processo da sua história, sugerindo soluções reversíveis de tratamento, com o princípio do mínimo sacrifício e estimando a máxima durabilidade, conservação e segurança do monumento, do fabricado e dos usuários, na estima da salvaguarda desta imponente e expressiva obra.

BIBLIOTECA (em breve!)
  • Voltar
  • Compartilhar
  • Topo