Pesquisas e soluções técnicas às argamassas de revestimento da Biblioteca Mário de Andrade

Serviços:
Localidade: -
Contratante:
Ano de conclusão:

O Estúdio Sarasá foi contratado para desenvolver pesquisas e soluções técnicas às fachadas da Biblioteca Mário de Andrade, equipamento público cultural de grande prestígio no centro da cidade de São Paulo, junto ao projeto de qualificação, recuperação e modernização do edifício desenvolvido pelo escritório Piratininga Arquitetos Associados.

Com sua expertise na área de conservação e restauro, a empresa desenvolveu exames e ensaios de composição da argamassa, mapeamento de toda a área de revestimento das fachadas, testes de percussão e análise acerca das condições de ancoragem. Foram extraídas para estudos amostras em locais com deficiências, adotando, assim, prospecções com a menor intervenção possível.

Foram elaborados testes de procedimentos de recuperação dos revestimentos, assim como preparadas peças gráficas, que apontaram o estágio de conservação dos materiais.
Às inspeções, foram utilizados andaimes metálicos com rodas, assim como, para acessar as alturas, a técnica do rapel, uma prática de nossa empresa já amplamente utilizada em edificações que são referenciais históricos, por especialista, equipamento certificado, forte nas normas de segurança.

Foram propostos procedimentos de conservação e restauro dos revestimentos das fachadas a partir das inspeções técnicas e minuciosas análises e pesquisas.
À propositura de soluções técnicas às argamassas, fez-sea identificação do tipo e composição dos agregados (por exemplo, agregados brancos – dolomita, agregados pretos – basalto), dos formatos (arestados, rolados, lametar) e do caráter iônico dos agregados (catiônicos, aniônicos), a análise de desempenho dos revestimentos – medições da impermeabilidade, permeabilidade a gases, variações das temperaturas das paredes e medição do coeficiente de variação térmica do revestimento.

Norteou-se limpezas específicas para os contaminantes, tanto inorgânicos e orgânicos, assim como desenvolveu-se traços experimentais e determinação do mais adequado, levando-se em consideração as características mecânicas e estéticas encontradas no revestimento original. Foram dadas orientações para correção das fissuras, após suas demarcações e limpeza, com a remoção total das sujidades, propiciando a perfeita ancoragem da nova argamassa, com características de flexibilidade, aderência, impermeabilidade e estética, na cor do revestimento original da fachada existente.

No que se refere às esquadrias metálicas, foi apontado tratamento de remoção mecânica ou química da pintura existente, expondo a sua estrutura, aplicação de produto a reverter o processo de oxidação e a proteção final e, quanto aos caixilhos, aqueles com mecanismos defeituosos ou com peças faltantes, aconselhou-os para que fosse alvo de intervenções de restauro, ao seu restabelecimento.

Para as fachadas em placas de mármore e granito, orientou-se as intervenções no sentido de devolver sua coloração e textura superficial original, especificações para lixamento, materiais e procedimentos.
Foram também disponibilizadas diretrizes à remoção de pichações e proteções, indicando produtos adequados e métodos.

BIBLIOTECA (em breve!)
  • Voltar
  • Compartilhar
  • Topo