Oficina Zeladoria do Patrimônio Cultural no Casarão de Brigadeiro Tobias, em Sorocaba

Serviços:
Localidade: -
Contratante:
Ano de conclusão:

Os gestores do Casarão de Brigadeiro Tobias e o Estúdio Sarasá, com a imensa parceria do Museu de Arte Sacra de São Paulo, promoveu algumas ações no sentido da preservação dessa edificação histórica e da cultura imaterial que a permeia, da memória do troperirismo e do senso da zeladoria.

Um dos passos foi o resgate da festa de São Gonçalo, prática religiosa, devocional e cultural que se fazia há tempos esmaecida.

Outras iniciativas foram a promoção de oficinas de zeladoria para entendimento e qualificação do casarão, equipamento cultural que sedia o Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo, retomando suas técnicas, saberes e fazeres. Implementou-se a hidratação das madeiras da casa com óleo de linhaça, pintura à base de cal, dando-lhe uma condição de sanidade e exercitando sua conservação e mantença.

A intenção da zeladoria, além da materialidade, busca avivar identidades, despertar o conhecimento, salvaguardar aspectos simbólicos, dando ênfase, precipuamente, à condição humana.

O Estúdio Sarasá foi a empresa que desenvolveu, nos idos de 2006, a conservação e o restauro do Casarão de Brigadeiro Tobias. Os atuais esforços, portanto, são determinantes para a permanência da edificação histórica e de seu espírito.

BIBLIOTECA (em breve!)
  • Voltar
  • Compartilhar
  • Topo