Oficina de Zeladoria do Patrimônio Cultural: Pintura à base de Cal

Serviços:
Localidade: -
Contratante:
Ano de conclusão:

A Casa do Patrimônio Vale do Ribeira, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em Iguape, promoveu, em parceria com o Estúdio Sarasá, Oficina de Zeladoria, com foco na pintura à base de cal.

A iniciativa foi transcorrer sobre as técnicas tradicionais e a utilização da cal, tendo em vista que o centro histórico de Iguape preserva tais saberes e fazeres.

O ciclo da cal, seu emprego em diversas partes do mundo, desde a Antiguidade, e sua atual e adequada utilização, fizeram parte da conversa ministrada por Toninho Sarasá. Contou-se com a monitoria de Adriano Rocha, oficial e especialista em pintura em sede do patrimônio histórico, integrante da equipe do Estúdio Sarasá.

Com o conhecimento do material e da técnica, transitou-se à facilidade na aplicação, a qual é muito viável economicamente, além de apropriada para edificações de caráter histórico, dada sua capacidade de transpiração.

A oficina, com momentos teóricos e práticos, destinou-se a moradores de Iguape, agentes difusores do patrimônio histórico, profissionais da construção, técnicos em edificações e público em geral. Após a comunicação na sede da Casa do Patrimônio, deu-se a atividade prática na Igreja de São Benedito, com a “queima” e pigmentação da cal, com a criação de paletas de cores.

BIBLIOTECA (em breve!)
  • Voltar
  • Compartilhar
  • Topo