Conservação e Restauro do Museu Casa do Anhanguera e Sobrado, em Santana de Parnaíba

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O Estúdio Sarasá realizou intervenções de conservação e restauro no Museu Casa do Anhanguera e no Sobrado contíguo – Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo, no largo da Matriz, em Santana de Parnaíba, na estima da preservação ambiental e patrimonial, do uso cultural e turístico.

Cultuou-se, integral e amplamente, a consciência histórica do/pelo trabalho, as significâncias de todas as atividades envolvidas, a preservação dos aspectos formais, materiais, históricos e simbólicos dos bens.

No que tange à técnica construtiva, percebeu-se a combinação entre a alvenaria em bloco cerâmico, a taipa de pilão e a taipa de mão, claro diagnóstico das sucessivas intervenções sofridas pelo monumento no tempo, as diferentes idades e ações entre a construção e o agora.

Laborou-se muito mais do que com critérios conceituais orientantes, mas com o discernimento à mantença da maioria das características originais ainda existentes. No que tange às novas e necessárias intervenções, respeitou-se, veementemente, o tempo, os recursos, as propriedades e possibilidades técnicas, humanas e culturais.

No que se refere ao rol dos serviços executados, principiou com pesquisa histórica do edifício e levantamentos arquitetônico, iconográfico e métrico, análise do estado de conservação, dos danos e patologias, diagnóstico das sucessivas intervenções, levantamento fotográfico e entendimento das necessidades e perspectivas, inclusive, quando do pleno funcionamento do Museu Casa do Anhanguera, em Maio de 2010.

Realizou-se providências acerca da segurança, conforto e ações emergenciais, instalação do canteiro, sinalizações, bem como as proteções necessárias.

Procedeu-se a prospecções e levantamentos das esquadrias de madeira nas fachadas externas e internas, com a avaliação das condições estruturais e estratigrafias pictóricas.

Efetivou-se investigações e estudos, também, nos forros, à verificação das condições estruturais, com a máxima preservação do caráter original. Decapagem das camadas de tinta com o auxilio de instrumentos de remoção mecânica e sopradores de calor. Após excisão, com a exposição da superfície de madeira, foi realizado o restauro das peças deterioradas com enxertos em madeira, com as mesmas características mecânicas e estéticas da original. Aplicação de tratamento de controle de pragas e, após, aposto fundo nivelador de madeira seguido de pintura, em conformidade às cores indicadas nas prospecções pictóricas. Efetivou-se a reintegração dos forros conforme original nas demais áreas.
Foram executadas prospecções no adobe, dentro do revestimento.

Removeu-se revestimentos face à perda da aderência ou comprometimento, assim como aplicou-se novos, interna e externamente, mantendo suas características originais com testes de argamassa e sua compatibilidade. Utilização de tela plástica para fixação da nova argamassa sobre a parede existente, diminuindo, por conseguinte, o risco de rachaduras, emboço e reboco.

Criação de moldes à reconstituição e recomposição dos perfis em madeira, mantendo sua característica original. Após a remoção da tinta e prospecções nas esquadrias, combateu-se os insetos xilófagos. Procedeu-se ao restauro das áreas, utilizando-se, também, da técnica de preenchimento, à uniformidade da peça.

Pintura à base de silicato de potássio, com a cor compatível com a original.

Realização de prospecções cromáticas nas paredes internas, com a abertura de calas com o auxílio de bisturi cirúrgico para a determinação de pinturas decorativas bem como as cores originais. O restauro pictórico deu-se em áreas definidas, após prospecções previamente estabelecidas em áreas de circulação e escadas.

Exposição da taipa face ao desprendimento do revestimento. Execução de limpeza, aplicação de água de cal e restauro.

No que tange à cobertura, diversas e sistemáticas ações foram efetivadas, tanto no Museu Casa do Anhanguera quanto no Sobrado. Procedeu-se à desmontagem, manutenção e remontagem do telhado original, com a profunda análise das propriedades das telhas e das peças estruturais do telhado. Substituição das peças de madeira com instabilidade estrutural e nivelamento do telhado com auxílio de equipamento hidráulico. Montagem, manutenção e desmontagem de cobertura provisória. Tratamento com controle de pragas nas madeiras que compõem a estrutura do telhado. Aplicação de sub cobertura em manta aluminizada, isolamento térmico e auxiliar de vedação no Sobrado. Revisão e substituição dos rufos e drenagem das águas pluviais. Testes de estanqueidade no telhado.

No que se refere às tipologias adotadas às paredes do Museu Casa do Anhanguera e Sobrado, o entendimento e as medidas conservativas, indubitavelmente, serviram de base ao conhecimento da história da cidade, dos tempos arquitetônicos e do resgate da própria memória Parnaibana, transformando, por definitivo, a leitura das edificações, o que é amplamente exposto, na atualidade, na reabertura do Museu.

BIBLIOTECA (em breve!)
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