Palácio Piratini debate política de conservação do patrimônio histórico e artístico

26-maio-2015

Secretária Maria Helena Sartori recebeu especialistas do Estúdio Sarasá, empresa com sede em São Paulo que atua em conservação e restauro do patrimônio histórico – Foto: Alex Rocha / Palácio Piratini.

A conservação e o restauro de prédios históricos foi assunto de encontro entre técnicos do Estúdio Sarasá Conservação e Restauração, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e do Palácio Piratini. A reunião foi realizada nesta sexta-feira (22), nos jardins do Palácio.

A secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, recebeu os especialistas do Estúdio Sarasá, empresa com sede em São Paulo que atua em conservação e restauro do patrimônio histórico. Maria Helena ressaltou a importância do encontro: “Precisamos aprender, sobretudo, a conviver com o patrimônio”.

Toninho Sarasá, fundador da empresa, explicou que o objetivo do Estúdio Sarasá é preservar, conservar e restaurar o patrimônio histórico e cultural, com a utilização de técnicas, recursos tecnológicos, pesquisa e difusão do conhecimento. “As pessoas são mais importantes que as coisas. Elas precisam entender e apropriar-se do patrimônio e olhar com carinho para ele”, observou.

A coordenadora da Assessoria de Arquitetura da Casa Civil, Maria Clara Coelho Bassin, disse que, para implementação das ações de conservação de bens históricos, deve haver uma concentração entre diversos entes – gestores públicos, técnicos e sociedade civil -, para garantia da sua eficácia através da apropriação e identificação desses segmentos com o patrimônio, assegurando,  com isso, a sua salvaguarda.

Texto: Sílvia Lago/Palácio Piratini – Edição: Rui Felten/CCom | Fonte original da notícia: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
  • Voltar
  • Compartilhar
  • Topo