CONSERVAÇÃO E RESTAURO DO VITRAL DO SALÃO DO PREGÃO DA BOLSA DO CAFÉ
04-maio-2016Prof. Carlos Lemos visita o restauro do vitral do salão da Bolsa do Café, de Santos, no Estúdio Sarasá.

Imagem da equipe do Estúdio Sarasá, Toninho Sarasá e Magda Rosa, na visita do Prof. Carlos Lemos e Victor Hugo Mori, do IPHAN, no Estúdio Sarasá, em 3 mai. 2016.
Foi desenvolvida elaboração gráfica – desenhos e fichamentos dos quadrantes dos vitrais para os trabalhos em campo e em estúdio, pesquisa, leitura e produção textual – reflexão e produção de conteúdo à educação patrimonial, além dos serviços de conservação e restauro propriamente, os quais estão em desenvolvimento.

Levantamentos de danos do vitral antes da conservação e restauro, quando dos registros fotográficos e inspeções, em out. 2015.
Mediante análise e entendimentos ao longo dos trabalhos, identificou-se que intervenção anterior modificou a significação do vitral, o que está sendo consolidado nesta etapa restaurativa.
A compreensão das cenas integrantes do vitral é passo importante para a conservação e leitura da obra, que representa os três grandes períodos do desenvolvimento do Brasil pela história do Estado de São Paulo: A Penetração e Conquista do Sertão pelos Bandeirantes – A visão do Anhanguera, A Lavoura e a Abundância, A Indústria e o Comércio.

Detalhe da cena correspondente ao Império, com a intervenção anterior e antes do restauro pelo Estúdio Sarasá (à esquerda) e após a consolidação atual (à direita).
Os trabalhos estão em fase de conclusão e estão sendo elaboradas especificações acerca do critério utilizado à intervenção, as built e documentação de todo o processo.
Acompanhe o vídeo do Museu do Café, com o Processo de restauro do Vitral de Benedicto Calixto: https://goo.gl/pqpwzj
Leia também o texto de Victor Hugo Mori acerca do vitral do Museu do Café, de Santos: http://goo.gl/sCmKbk