Cliente

Shopping Iguatemi

Serviço

Conservação e Restauro; Zeladoria do Patrimônio Cultural

Localização

São Paulo - SP

Ano

Desde 2010

Casarão Nhô Nhô Magalhães – Casa Higienópolis

O Casarão Nhonhô Magalhães, hoje Casa Higienópolis, conta com aproximadamente 2.400m² de área visitável, distribuída em cinco pavimentos, e foi construído entre 1929 e 1939 para abrigar um dos maiores cafeicultores do Estado de São Paulo, o barão Carlos Leôncio Magalhães (1875-1931).

Tombado nas esferas estadual e municipal, é um exemplo do ecletismo, com inspiração nos palacetes franceses do século XIX e outras influências europeias. Através das artes e ofícios, é possível a leitura das técnicas e estéticas do período e do pensamento advindos do café, tais como em suas pinturas murais, entalhes, vitrais, ornatos, detalhes artísticos do teatro, onde pode-se compreender a intenção e mestria dos artistas.

A intervenção de conservação e restauro integral do Casarão aconteceu ao longo de dez anos, tendo iniciado em 2010, e, como objeto, destacam-se as fachadas, a cobertura, muros, gradis, postes metálicos, piso externo em pedra portuguesa e tijolo, esquadrias, bens integrados, pisos internos em madeira e mármore, vitrais, pinturas decorativas, forros em estuque decorado, entalhes em madeira. O Estúdio Sarasá atuou em todas as fases da intervenção restaurativa, com equipes multi e interdisciplinares às especialidades.

Em 2023, equipe do Estúdio Sarasá participou do BRAU 6 – Bienal da Restauração Arquitetônica e Urbana, de 15 a 30 de Outubro, evento promovido pelo CICOP Itália (https://www.cicop.it/brau/en/brau6-presentation/), com apresentação e artigo intitulados The Silk Road and the Coffee Road: A legacy in the way of living in Brazil – House Nhonhô Magalhães, evento com a temática das tecnologias de restauração ao longo da rota marítima da seda. A publicação pode ser lida no link: https://www.dropbox.com/scl/fi/22nurzs6gtxo7and5ku0z/BRAU6-Proceedings.pdf?rlkey=ol9htdyypaoztqmswiussxd4t&dl=0

Recentemente, a reabertura do Casarão Nhonhô Magalhães foi objeto de matéria na Veja São Paulo (https://vejasp.abril.com.br/cidades/casa-nhonho-magalhaes-higienopolis/).

Mais alguns links acerca do Casarão:

https://www.youtube.com/watch?v=ypROz9yB510

Atualmente, aplicamos a Zeladoria do Patrimônio Cultural em sede das estruturas e do simbólico do bem cultural. O Casarão também integra, anualmente, a agenda de visitas a imóveis históricos da Jornada do Patrimônio de São Paulo, evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo, além de outros eventos culturais e visitas guiadas.