Após restauração, Ponte Torta recebe praça

12-maio-2015

Estúdio Sarasá - Ponte Torta

Ponte Torta está sendo restaurada pela empresa Estúdio Sarasá

A restauração da Ponte Torta já pode ser observada por baixo do tecido quase transparente que envolve o monumento no Vianelo, em Jundiaí. Contratado para a recuperação do patrimônio, o Estúdio Sarasá entregou a obra para a Prefeitura de Jundiaí dentro do cronograma previsto: no mês de abril.

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente inicia, ainda neste mês, a construção da praça da Ponte Torta. Não contemplada no projeto inicial, a praça está prevista para ocupar o entorno do monumento e será erguida na área verde que hoje margeia o rio Guapeva. Sem custo extra para a administração municipal, a previsão de conclusão da praça é até o fim do mês de junho.

Por estar inserida em área de proteção permanente (APP), a futura praça precisou ter seu projeto analisado e obter parecer favorável da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí (Compac). Com a aprovação, todo o conjunto de obras relacionadas à praça deve ser construído e inaugurado com a entrega da ponte e do mirante.

Por e-mail, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente enviou ao JJ Regional os dois projetos que são estudados para a praça da Ponte Torta. Nos desenhos estão contemplados bancos de concreto, sistemas de iluminação, piso de granito e pontos de observação para os visitantes. A pasta reforça, ainda, que não há atraso no cronograma inicial, divulgado em outubro do ano passado. As obras que são realizadas, segundo o texto, fazem parte de um alinhamento de relevada carga história, urbana e cultural jamais visto na região da Vila Arens, Centro e Vianelo.
Mirante – Além da praça da Ponte Torta e da restauração do monumento, no local também está sendo construído o mirante. O espaço, que servirá para a contemplação da ponte, é erguido na área verde que margeia o início da rua Barão de Jundiaí. O Estúdio Sarasá, mesma empresa responsável pela recuperação e ações de zeladoria da ponte, responde pela criação do ponto de observação.

Fonte: Jornal de Jundiaí

  • Voltar
  • Compartilhar
  • Topo