Cliente

Companhia Riograndense de Saneamento-CORSAN, apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul

Serviço

Projetos, Conservação, Restauro e Zeladoria do Patrimônio Cultural

Localização

Cachoeira do Sul - RS

Ano

2015 - 2016; 2021

Château d´Eau

Em 2015, realizamos o Projeto Executivo de instalações hidráulicas, de águas pluviais e drenagem, de instalações elétricas de baixa tensão, de SPDE, de luminotecnia. Conjuntamente, executamos a intervenção de conservação e restauro dos elementos construtivos e artísticos, pisos, forros, esculturas e ornatos, sistema de drenagem, calçamento, paisagismo, iluminação monumental, seguindo técnicas e saberes tradicionais.

Com o canteiro aberto à população, implementamos ações de Zeladoria do Patrimônio Cultural, com oficinas, explanações teóricas e práticas, visitações. Dentre as temáticas suscitadas, o ofício da conservação e do restauro, o resgate histórico do Chatêau, da história da cidade, do sistema de abastecimento e seu desenvolvimento, a sustentabilidade, o papel socioambiental concernente à água e à preservação do patrimônio cultural, os simbolismos e o Château como portal solar, com ênfase na dimensão humana.

Neste link, contamos as ações de preservação materiais e simbólicas deste imponente monumento: (https://www.youtube.com/watch?v=9W0E-5Q1B04).

Em 2018, o Projeto de Conservação, Restauro e Zeladoria do Château d’Eau recebeu menção honrosa no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.

Em 2021, através da continuidade do caminho participativo e da transmissão dos fazeres, realizou-se encontros de Zeladoria do Patrimônio Cultural. Iniciativas para o entendimento do estágio de conservação do bem cultural e a implementação de medidas curativas e preventivas ao castelo de águas. Foi feita a limpeza a seco e úmida do monumento, pintura de higienização à base de silicato, estucamento das fissuras e pintura das ninfas/náiades.Foi realizada, também, instrução de práticas a serem implementadas no monumento, pela equipe multidisciplinar da Prefeitura Municipal, assim como uma apresentação acerca dos aspectos materiais e simbólicos do Château.

Reportagem da TV Cachoeira Novo Tempo e filmagens de Renato Thomsen, com uso de drone, registraram as ações de Zeladoria no Chatêau d´Eau, em 2021: https://www.youtube.com/watch?v=uzrZPKtsDmk

Em Fevereiro de 2025, a Secretaria de Estado da Cultura, através de uma portaria, definiu diretrizes de proteção e intervenção para o entorno do Château d´Eau. Nesse sentido, evidencia-se a relevância do monumento e de seu horizonte, sua importância e marcação do tempo, nos equinócios e solstícios, sua relação com os ritmos da natureza.